sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Rua do Ferraz e O Caminho de Santiago

.
A Rua do Ferraz no Porto, é uma das artérias que faz parte dos Caminhos de Santiago.
.


AFONSO FERRAZ, em 1486, morava nas casas junto da viela que tomou o seu nome. Era filho de Vasco Fernandes, vereador do Porto de 1380 a 1382, e seu procurador às Cortes de Coimbra de 1385, tendo tido a honra de ser referido por Fernão Lopes. Este Vasco era o irmão mais velho da célebre abadessa clarista de Vila do Conde, que está na origem da lenda das freiras saídas dos túmulos. Como primogénito era ainda proprietário de várias quintas, casas e padroados.

Informação recolhida do Blog

http://ruasdoporto.blogspot.com/

.


AFONSO FERRAZ, Senhor das Casas da Rua das Flores. Tomou ordens, foi Abade de Lustosa, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto (1583-1884), Tesoureiro dos Pagamentos das Obras na Misericórdia do Porto (4 de Agosto de 1584), Cónego e Chantre da Sé do Porto.

A Casa dos Ferraz é hoje conhecida como Casa dos Sousa da Silva, devido à pedra-de-armas ali colocada. Situa-se no gaveto da Rua das Flores com a Rua do Ferraz, tem uma capela provavelmente quinhentista, situada para a Rua do Ferraz. A fachada foi alterada, possivelmente aquando da colocação do brasão (que tem inscrita a data «1703»).

Excertos de um texto de

Manuel Azevedo Graça

.

Sem comentários:

Enviar um comentário